20.3.08

Entrevista com Helder Luiz Prado



"O Google não vai dominar o mundo, ele já dominou o mundo!"


Entrevistamos Helder Luiz Prado, desenvolvedor de web da página de Satélite do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/ Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)


por Cleyton Carlos

Blog Seu Brasil - Falando como empresa e não como uma ferramenta, o que é o Google para você?

Helder Luiz Prado - É um fenômeno! O Google é um exemplo de como é rápido ascender em Internet, embora dê bastante trabalho. Os criadores do site tiveram uma idéia inédita e um sistema de busca eficiente o suficiente para ganhar espaço no mercado.

BSB - Não há mais espaço para o Yahoo nesse mercado?
HLP - Creio que o Yahoo está tentando se reinventar. Mas Internet é moda e hábito, se está na moda, como o Google ficou, cai nas graças do povo, se não, tem que cativar o público pelo hábito. A moda é rápida e, por vezes, passageira (alguém se lembra do 'Cadê?' hoje?), enquanto que o hábito faz com que o UOL seja o maior portal de Internet do Brasil na atualidade. O que quero dizer é: ou o Yahoo inventa moda, ou vai penar pra quebrar o hábito.

BSB - Alguns especialistas afirmam que, com a oferta de compra que a Microsoft fez ao Yahoo, é um sinal de que a gigante de Bill Gates está demosntrando fragilidade. O que você acha disso?
HLP - Concordo em parte. A Microsoft é a maior em software pra PC, e esse panorama não vai mudar tão cedo. Agora, na Internet, a Microsoft é um bebê. A única coisa que a Microsoft tem de popular nessa área é seu navegador (Internet Explorer) que, mesmo assim, vem perdendo mercado para o Mozilla Firefox. (Baixe o Firefox aqui no Mídia8!)

É natural que a Microsoft compre uma empresa que tenha o feeling que ela não tem, que é o desenvolvimento web. Se não der certo, pelo menos a Microsoft aumenta em alguns milhões seus ganhos. Se der certo, pode até chegar a rivalizar com a Google. É um mercado em franco crescimento, o que pode gerar muitos lucros futuros.

BSB - Falando em mercados em fraco crescimento, a AOL acaba de comprar o site de relacionamento Bebo, muito popular na Inglaterra, por 850 milhões de dólares. É uma tentativa de tentar ocupar o espaço que já possuiu um dia?
HLP - Uma tentativa desesperada, eu diria. A AOL anunciou há um tempo a suspensão dos serviços de acesso à Internet. A venda para a Time Warner não fez bem à empresa que, desde então, entrou em declínio. Se será positiva ou não, só o tempo dirá. Mas não vai resolver todos os problemas da AOL não.

BSB - Caso o Google lance aplicativos gratuitos, existiria ai uma derrubada da Microsoft?
HLP - Depende. O Linux é gratuito e, embora em rota crescente, está longe de desbancar o Windows. Aí, entra o hábito. E a comodidade. Windows é líder, porque qualquer um pode trabalhar nele sem se assustar com linhas de código malucas ou arquivos de configuração doidos. Além de quê, nem tudo funciona bem em Linux. Nada substituiu ainda o "next... next... finish" dos instaladores do Windows.

BSB - Especialistas afirmam que a diferença entre o Google e a Microsoft é que o primeiro possui uma ferramenta muito melhor do que os concorrentes têm, já a Microsoft não possui um sistema melhor do que a Apple, mas soube fazer uma difusão mais rápida do seu produto, dominando logo o mercado. Você concorda com isso?
HLP - A Microsoft nasceu de um sistema da Apple, o Lisa. Era a menina dos olhos da Apple, o primeiro Sistema Operacional gráfico da história. Mas foram caprichosos demais e Bill Gates lançou seu Windows primeiro.

Discordo de quem fala que o Windows não é o melhor, afinal, o melhor é sempre o que cativa mais o público, o que é mais fácil, nem sempre o que é mais seguro é mais fácil. Creio que ambas têm méritos por desenvolverem ferramentas únicas, que as concorrentes não conseguiram.

BSB - E por último a pergunta que não quer calar: o Google vai dominar o mundo?
HLP - O Google não vai dominar o mundo, ele já dominou o mundo! Google é o buscador mais acessado do mundo, é referência e até seus concorrentes reconhecem isso.

Fonte: Blog Mídia8!

2 comentários:

Gabriel Fini disse...

Caros ex colegas de faculdade e futuros colegas de profissão, parabenizo-os pela iniciativa e tenho que concordar com Halder Luiz Prado, a Google descobriu o seu oceano azul, sua marca se tornou o produto, a mesma coisa ocorre com o amido de milho (popularmente conhecido como Maizena), ninguém pesquisa num site de busca, mas sim "digita no google".
A concorrência corre atrás do prejuizo, mas para fazer frente
à Google é necessário ter um diferencial, caso contrário seria apenas um "genérico".
A internet é um espaço único e ainda não foi totalmente explorado, a Google é uma gigante no sistema de busca, mas seu talk não faz frente com o MSN de bill gates, assim a internet é feita, produtos são lançados e quem der agilidade e praticidade aos seus usuários se consolida no mercado.

Anônimo disse...

Santa Ferramenta.
Costumo dizer o que todos já conhecem, tudo é lei da procura e da oferta, ao invés de pesquisar no wikipédia qual é o site que a gente vê primeiro? A resposta vocês já sabem, isso porque é uma ferramenta que tem mais credibilidade do que os outros, professores não indicam outros sites, mas sim o google para visualizarmos outros sites que nos mostrem o que estamos necessitando. Sempre quando pesquiso vejo o antigo, primeiro se não me engano, cadê, e lá parece que as pessoas nem se preocupam em utilizar mais, tanto é que nada é atualizado, as informações são velhas.
Adorei a entrevista e acredito que com a evolução da internet outras tendências irão dominar o mundo.