2.4.08

O que vale é a competência ou ter um bom dedo para nos apontar?

por Marcos Cuba

Parece incrível, mas o canal SBT pelo jeito não respeita os telespectadores. A cada dia que ligamos a TV e colocamos nesta sintonia, podemos ver algo novo. Os horários não são fixos, então como que o público poderá ser fidedigno a uma programação que é similar ao milho de pipoca estourando na panela?

A exemplo disto temos o programa Aqui Agora, relançado com novos apresentadores, porém é como aquele antigo ditado, só mudou o vestido, porque a noiva continua a mesma.

Não tem o Gil Gomes gesticulando as mãos, porém tinha o Luiz Bacci impostando uma voz que parecia não ser dele, soava estranho às nossas telas, agora o menino de terno não está mais apresentando o programa. Sei lá o que aconteceu com ele e com a Joyce Ribeiro, um talento sem cor, porém talvez o preconceito tenha imperado na TV de Silvio Santos, ela também sumiu.

Quem liga a TV e põe no SBT vê os apresentadores César Filho, Analice Nicolau e Christina Rocha apresentando o Aqui Agora, os outros “levaram um chute nas nádegas”.

O garotinho arrumadinho, e a única que era natural entre todos, saíram e o público que gostava deles? Como é que fica? Ou melhor, não fica.

Pode se fazer de tudo, o importante é dar um jeito de reinventar algo, com uma fórmula nova, a regra que está sendo utilizada é a mesma do antigo Aqui Agora. Onde está a competência desses profissionais?

Existem muitas interrogações no SBT e na cabeça de quem assiste o canal. Temos que ficar "correndo" atrás da programação, o que devia ser o contrário.

Por outro lado há emissoras que perceberam que o compromisso com o telespectador e que criar fórmulas é a grande saída, melhor dizendo, é o caminho para o sucesso. É o caso da Record, que se desenvolveu de tal forma e hoje em dia tem uma audiência de dar inveja em muitas.

Fazendo estas comparações penso nas famosas bolinhas vermelhas que um professor falava, devemos ser competentes para sermos apontados e fazer sucesso. Mas embora a Record esteja sendo bastante assistida dizer que é líder em audiência gera processo. O Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) notificou a TV Record para responder à acusação da TV Globo de ter publicado propaganda enganosa em jornais na semana passada.

O mercado de hoje exige profissionais competentes e é preciso termos contatos, portanto, faça bons contatos desde a faculdade, afinal é neste ambiente que uns conhecem os outros, logicamente se neste “mundo” você for uma pessoa que pouco produz e não apresenta idéias inovadoras infelizmente ficará na fila dos desempregados, ou depois de ter um bom dedo para te apontar pode ser que leve um “pé no traseiro”.

Fontes: coluna Mônica Bergamo, Folha de quarta-feira (2).
Coluna Outro Canal de Daniel Castro, Folha de quarta-feira (2).

Comentário

por Filipe Chicarino
Participação Especial

Homem extraordinário pelos feitos guerreiros, valor ou magnanimidade. Segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa, esse é o verdadeiro significado da palavra herói.

Bem, já descobrimos o que vem a ser herói, mas o que dizer do apresentador do reality show Big Brother Brasil o renomado jornalista Pedro Bial, que saúda todos os dias os participantes do programa em todas as edições, com o chavão mais que maçante, “E agora vamos falar com os nossos heróis”.

Bial, com certeza sabe o verdadeiro significado do termo herói, afinal ele foi correspondente internacional da rede globo por muitos anos e dentre os fatos marcantes que cobriu durante a vida de repórter, está à guerra do golfo em 91. Então, ele sabe que herói, foram os civis inocentes que conseguiram bravamente, sobreviver aos bombardeios americanos, que visto pela TV, mais parecia um jogo de vídeo-game.

Esta semana, chegou ao fim mais uma edição do BBB, a casa mais vigiada do Brasil. Ué! Mas a casa mais vigiada do país não deveria ser o Palácio do Planalto? Onde deveríamos ficar dando uma espiadinha e fiscalizar nossos representantes que venceram a prova do líder com nossos votos em eleições diretas.

E o colar do anjo da semana, do mês, do ano, da década, do século vai para nós brasileiros, que sempre imunizamos dos paredões os mensaleiros, corruptos, doleiros, lobistas entre outros.

Na ultima edição do BBB, Gisele foi recordista de paredões, seis no total, venceu todos e chegou a final, mas foi derrotada por Rafinha. Não concordo que ela seja recordista em paredões, Paulo Maluf, por exemplo, foi a infinitos paredões e venceu todos, ele é um imunizado vitalício.

Nossa! Quanto dinheiro ganhou o Rafinha né! Coitado, ele merecia mesmo, rapaz bonzinho, simples, simpático e pobre.

Vamos continuar ligando para o programa e ajudar nossos brothers a permanecer ganhando carros, prêmios e fama. E também vamos colaborar com a emissora Plin-Plin, que em cada edição do BBB fatura em média, cento e trinta milhões de reais, enquanto nós, que trabalhamos arduamente todos os dias e no período da noite, ficamos confinados em casa assistindo ao programa, faturamos quatrocentos e doze estalecas por mês e ainda temos muitas vezes que atender o big fone, pois o crediário venceu e não há mais estalecas para pagar.

Já ia me esquecendo, pergunte para o Bial se ele conhece a ex candidata a presidência da Colômbia, Ingrid Bitencourt, que há seis anos é refém das Farcs, Força Revolucionaria Colombiana. Ela sim, Pedro Bial, é uma heroína e têm direito a um milhão de motivos a ser denominada assim.

1.4.08

A volto do porco

Fábio Santos

Olá leitores do Blog do Seu Brasil. Pela primeira vez publicarei um texto sobre um tema que tenho total identificação: futebol. Não que eu seja um excelente jogador, pelo contrário, sou um zero a esquerda com a bola nos pés, porém, sou apaixonado pelo esporte e já atuei por um bom tempo como jornalista esportivo.

Apesar de torcer para o São Paulo Futebol Clube, hoje terei que falar sobre um dos principais rivais do time do Morumbi e que atravessa um ótimo momento, após muitos anos de amargura. O Palmeiras, time tradicionalíssimo da capital paulista e um dos maiores ganhadores de títulos no Brasil, está de volta ao cenário dos principais candidatos a ganhar qualquer título que venha a disputar.

A recente história do time do Parque Antárctica começa e termina com um personagem em comum, responsável por dois momentos importantíssimos do alvi-verde. Wanderley Luxemburgo, atual técnico do Palmeiras, foi o técnico do time também no início da década de 90, quando o Palmeiras mostrou um dos principais esquadrões de sua história, conquistando um bi-campeonato brasileiro em 1993 e 1994.

Após o grande sucesso da era Parmalat, coroada com o título da Taça Libertadores, em 1999, o Palmeiras entrou em declínio. No mesmo ano de 99 o time perdeu o título mundial de clubes no Japão e, a partir de então, enfrentou dois golpes: o final da parceria com a Parmalat e a queda para segunda-divisão do Campeonato Brasileiro, em 2002.

A má administração da antiga diretoria, presidida por Mustafá Contursi, fez com que os torcedores sentissem vergonha do Palmeiras e chorassem o descaso dos dirigentes que a cada dia afundavam mais o time de Parque Antárctica. Jogadores foram embora, o time se desmanchou e apenas o ídolo Marcos sobreviveu durante o período de vacas magras.

Em 2003, o Palmeiras conquistou o título da Série-B e voltou por cima para disputar os campeonatos regionais, nacionais e continentais. Após as eleições e a troca da diretoria, o time melhorou e o torcedor viu a chama do orgulho pelo time reacender.

Após campanhas apenas regulares, ao final de 2007, o Palmeiras deu a cartada que pode ser responsável pelo surgimento de mais um time "papa-títulos" aqui no Brasil. Com uma nova parceria, o clube passou a investir em seu estádio e na contratação de reforços.

O primeiro nome a chegar foi o do ex-treinador Wanderley Luxemburgo, que estava no Santos. A chegada de um ídolo, porém, culminou com a saída de outro: Edmundo, que não tem boas relações com o novo treinador.

Agora, o Palmeiras passou a montar uma equipe competitiva e, sob a tutela do estrategista Luxemburgo, o time foi ganhando forma logo nos primeiros meses. Agora, ao final da primeira fase do Campeonato Paulista, o que vemos é um Palmeiras forte, bem armado e com o apoio absoluto da torcida.

Tenho que confessar que o Palestra Itália passou a frente do meu São Paulo e vai dar muito trabalho aos demais times do Brasil. Para quem acompanha o futebol sabe que o time que tem um jovens revelações como Henrique e Daivid, um ídolo como Marcos, um furacão chileno chamado Valdívia e no banco um estrategista do quilate de Wanderley Luxemburgo tem tudo para conquistar os principais objetivos da temporada.

Acho bonita a festa que a torcida anda fazendo durante os jogos e a volta da paixão pelo futebol de um dos mais tradicionais clubes do Brasil. Que o exemplo de superação do Palmeiras sirva de exemplo para o seu arqui-rival Corínthians, que, agora na série B, precisa da mesma inspiração para sair da sarjeta e voltar a figurar na elite do futebol brasileiro.

Pois é, o porco voltou e promete dar muito trabalho a partir de agora.

31.3.08

Suzano é a cidade campeã nos Jogos Regionais do Idoso de Ubatuba

Agência SR Prado Comunicação

A cidade de Suzano foi a campeã do XII Jogos Regionais dos Idosos, que terminou nesse domingo, 30, em Ubatuba, Litoral Norte. A competição, que contou com a participação de 52 cidades, teve como segunda colocada a cidade de São José dos Campos. Participaram do JORI cerca de 3000 atletas da terceira idade que disputaram em 13 modalidades diferentes.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba realizou mudanças para um atendimento personalizado e uma melhor acomodação dos competidores. Foram instalados pisos anti-derrapantes nos banheiros, além de corrimões e vestiários individuais, pois todos os atletas possuem idade superior a 60 anos.

O técnico da delegação de Suzano, Ronaldo Rodriguez, disse estar surpreso com a vitória e ressaltou que além da prática do esporte, os idosos tiveram grande integração e uma convivência saudável durante os dias de jogos.

Com o troféu de vice-campeã na bagagem, os atletas da delegação de São José dos Campos "retornam com ainda mais entusiasmo e vontade de continuar os treinamentos e competições", afirmou Rosana Domiciniano, chefe da delegação da cidade. “Nós viemos com a delegação completa e nossos atletas nos surpreenderam, tivemos ótimos resultados e estamos muito satisfeitos”, concluiu.

O Secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Junior, fez um balanço positivo do JORI e acredita que os objetivos de integração e o convívio social entre os participantes foram atingidos. “Ubatuba tem o foco no esporte, na questão social da inclusão do indivíduo, e o mais importante para nós é formar cidadãos”, ressaltou Bittencourt.

Políticos de direita são os donos da mídia

por Janaina Cortez

Os políticos dos partidos conservadores de direita e de centro, DEM, PSDB e PMDB são os "donos da mídia" nacional. É o que conclui o Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom). Ao total, 271 políticos são sócios, proprietários ou diretores de emissoras de rádio e TV. Contrariando a legislação, a maioria deles é prefeito, seguidos dos deputados estaduais. Dos políticos-proprietários de meios de comunicação, 147 são prefeitos (54,24%), 48 (17,71%) são deputados federais; 20 (7,38%) são senadores; 55 (20,3%) são deputados estaduais e um é governador.

Esses números, porém, correspondem apenas aos políticos que possuem vínculo direto e oficial com os meios – não estão contabilizadas as relações informais e indiretas (por meio de parentes e laranjas), que caracterizam boa parte das ligações entre os políticos e os meios de comunicação do país. "Salta aos olhos a quantidade de prefeitos donos de veículos de comunicação. Demonstra a conveniência do Executivo em usar esses meios para manter uma relação direta com seu eleitorado", destaca James Görgen, pesquisador do Epcom.

Entre as mídias mais apreciadas pelos prefeitos, conforme a pesquisa, destacam-se o rádio OM (espaço onde acontecem os debates públicos) e as rádios comunitárias (que permitem a proximidade com a comunidade, a troca diária com o eleitorado, seja por meio da administração da rádio, seja pelo controle da programação). ''Assim, eles garantem suas bases eleitorais'', avalia Görgen. Já os senadores e deputados aparecem como proprietários de mídias com maior cobertura, como as TVs e FMs. "Em ano de eleições, é difícil imaginar que esses políticos deixem de usar seus próprios meios de comunicação para tirar vantagem logo de saída na corrida eleitoral", analisa o pesquisador, dando como exemplo os prefeitos-proprietários, que este ano podem usufruir de temporada maior que a regulamentar da campanha para fazer sua exposição positiva. "Isso dá a eles uma vantagem enorme e representa um risco à democracia", conclui.

Em relação às regiões, relativizando as proporções de cada uma e a densidade de municípios, a pesquisa confirma a prática do chamado "coronelismo eletrônico" concentrado no nordeste brasileiro, onde prevalecem políticos controlando meios de comunicação. Quanto aos partidos, esses políticos surgem assim: 58 pertencem ao DEM, 48 ao PMDB, 43 ao PSDB, 23 são do PP, 16 do PTB, 16 do PSB, 14 do PPS, 13 do PDT, 12 do PL e 10 do PT. Os números apresentados são resultado do cruzamento de dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com a lista de prefeitos, governadores, deputados e senadores de todo o país. Coronelismo eletrônico.

No ano passado, uma subcomissão especial da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, analisou os processos de outorga no setor de radiodifusão e apresentou, em dezembro, relatório revendo as normas de concessão de rádio e televisão. Uma proposta de Emenda Constitucional foi encaminhada pelo grupo, acrescentando um parágrafo ao artigo nº 222 da Constituição, que estabelece: ''não poderá ser proprietário, controlador, gerente ou diretor de empresa de radiodifusão sonora e de sons e imagens quem esteja investido em cargo público ou no gozo de imunidade parlamentar ou de foro especial''. A presidente da subcomissão, deputada Luíza Erundina (PSB-SP), explicou, na época, que, como esse artigo ainda não foi regulamentado, os detentores de cargos públicos conseguem burlar a Constituição. Segundo ela, os políticos utilizam essas brechas para adquirir emissoras. O coordenador-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Celso Augusto Schröder, condena a utilização privada das concessões públicas e defende que a lei seja mais clara e que sejam construídos ritos públicos eficientes. A deputada relatora da proposta, Maria do Carmo Lara (PT-MG) declarou, no relatório, que a propriedade e a direção de emissoras de rádio e televisão 'são incompatíveis' com a natureza do cargo político. O texto cita ainda um 'notório conflito de interesses' dos parlamentares, já que os pedidos de renovação e de novas outorgas de rádio e TV passam pela aprovação dos próprios deputados e senadores. A proposição ainda não foi posta em votação.

Fontes: Site Vermelho e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)