1.4.08

A volto do porco

Fábio Santos

Olá leitores do Blog do Seu Brasil. Pela primeira vez publicarei um texto sobre um tema que tenho total identificação: futebol. Não que eu seja um excelente jogador, pelo contrário, sou um zero a esquerda com a bola nos pés, porém, sou apaixonado pelo esporte e já atuei por um bom tempo como jornalista esportivo.

Apesar de torcer para o São Paulo Futebol Clube, hoje terei que falar sobre um dos principais rivais do time do Morumbi e que atravessa um ótimo momento, após muitos anos de amargura. O Palmeiras, time tradicionalíssimo da capital paulista e um dos maiores ganhadores de títulos no Brasil, está de volta ao cenário dos principais candidatos a ganhar qualquer título que venha a disputar.

A recente história do time do Parque Antárctica começa e termina com um personagem em comum, responsável por dois momentos importantíssimos do alvi-verde. Wanderley Luxemburgo, atual técnico do Palmeiras, foi o técnico do time também no início da década de 90, quando o Palmeiras mostrou um dos principais esquadrões de sua história, conquistando um bi-campeonato brasileiro em 1993 e 1994.

Após o grande sucesso da era Parmalat, coroada com o título da Taça Libertadores, em 1999, o Palmeiras entrou em declínio. No mesmo ano de 99 o time perdeu o título mundial de clubes no Japão e, a partir de então, enfrentou dois golpes: o final da parceria com a Parmalat e a queda para segunda-divisão do Campeonato Brasileiro, em 2002.

A má administração da antiga diretoria, presidida por Mustafá Contursi, fez com que os torcedores sentissem vergonha do Palmeiras e chorassem o descaso dos dirigentes que a cada dia afundavam mais o time de Parque Antárctica. Jogadores foram embora, o time se desmanchou e apenas o ídolo Marcos sobreviveu durante o período de vacas magras.

Em 2003, o Palmeiras conquistou o título da Série-B e voltou por cima para disputar os campeonatos regionais, nacionais e continentais. Após as eleições e a troca da diretoria, o time melhorou e o torcedor viu a chama do orgulho pelo time reacender.

Após campanhas apenas regulares, ao final de 2007, o Palmeiras deu a cartada que pode ser responsável pelo surgimento de mais um time "papa-títulos" aqui no Brasil. Com uma nova parceria, o clube passou a investir em seu estádio e na contratação de reforços.

O primeiro nome a chegar foi o do ex-treinador Wanderley Luxemburgo, que estava no Santos. A chegada de um ídolo, porém, culminou com a saída de outro: Edmundo, que não tem boas relações com o novo treinador.

Agora, o Palmeiras passou a montar uma equipe competitiva e, sob a tutela do estrategista Luxemburgo, o time foi ganhando forma logo nos primeiros meses. Agora, ao final da primeira fase do Campeonato Paulista, o que vemos é um Palmeiras forte, bem armado e com o apoio absoluto da torcida.

Tenho que confessar que o Palestra Itália passou a frente do meu São Paulo e vai dar muito trabalho aos demais times do Brasil. Para quem acompanha o futebol sabe que o time que tem um jovens revelações como Henrique e Daivid, um ídolo como Marcos, um furacão chileno chamado Valdívia e no banco um estrategista do quilate de Wanderley Luxemburgo tem tudo para conquistar os principais objetivos da temporada.

Acho bonita a festa que a torcida anda fazendo durante os jogos e a volta da paixão pelo futebol de um dos mais tradicionais clubes do Brasil. Que o exemplo de superação do Palmeiras sirva de exemplo para o seu arqui-rival Corínthians, que, agora na série B, precisa da mesma inspiração para sair da sarjeta e voltar a figurar na elite do futebol brasileiro.

Pois é, o porco voltou e promete dar muito trabalho a partir de agora.

1 comentários:

Profa. Mestre Aline Néto disse...

Aêêêêêê... Rendeu-se ao "Limão Mecânico", hein?

Fábio, o futebol profissional tem muito de gestão, o Luxemburgo é um cara que sabe muito bem usar isso a favro de suas equipes...

E o Palmeiras, vai buscar as cinco coroas, assim como já fez no passado! (sabia?)

Foi o único clube a conquistar cinco campeonatos diferentes seguidos...

Agora vamos de Paulista, depois, Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e Mundial...

Põe na conta aí!

Forza Palestra!