2.4.08

O que vale é a competência ou ter um bom dedo para nos apontar?

por Marcos Cuba

Parece incrível, mas o canal SBT pelo jeito não respeita os telespectadores. A cada dia que ligamos a TV e colocamos nesta sintonia, podemos ver algo novo. Os horários não são fixos, então como que o público poderá ser fidedigno a uma programação que é similar ao milho de pipoca estourando na panela?

A exemplo disto temos o programa Aqui Agora, relançado com novos apresentadores, porém é como aquele antigo ditado, só mudou o vestido, porque a noiva continua a mesma.

Não tem o Gil Gomes gesticulando as mãos, porém tinha o Luiz Bacci impostando uma voz que parecia não ser dele, soava estranho às nossas telas, agora o menino de terno não está mais apresentando o programa. Sei lá o que aconteceu com ele e com a Joyce Ribeiro, um talento sem cor, porém talvez o preconceito tenha imperado na TV de Silvio Santos, ela também sumiu.

Quem liga a TV e põe no SBT vê os apresentadores César Filho, Analice Nicolau e Christina Rocha apresentando o Aqui Agora, os outros “levaram um chute nas nádegas”.

O garotinho arrumadinho, e a única que era natural entre todos, saíram e o público que gostava deles? Como é que fica? Ou melhor, não fica.

Pode se fazer de tudo, o importante é dar um jeito de reinventar algo, com uma fórmula nova, a regra que está sendo utilizada é a mesma do antigo Aqui Agora. Onde está a competência desses profissionais?

Existem muitas interrogações no SBT e na cabeça de quem assiste o canal. Temos que ficar "correndo" atrás da programação, o que devia ser o contrário.

Por outro lado há emissoras que perceberam que o compromisso com o telespectador e que criar fórmulas é a grande saída, melhor dizendo, é o caminho para o sucesso. É o caso da Record, que se desenvolveu de tal forma e hoje em dia tem uma audiência de dar inveja em muitas.

Fazendo estas comparações penso nas famosas bolinhas vermelhas que um professor falava, devemos ser competentes para sermos apontados e fazer sucesso. Mas embora a Record esteja sendo bastante assistida dizer que é líder em audiência gera processo. O Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) notificou a TV Record para responder à acusação da TV Globo de ter publicado propaganda enganosa em jornais na semana passada.

O mercado de hoje exige profissionais competentes e é preciso termos contatos, portanto, faça bons contatos desde a faculdade, afinal é neste ambiente que uns conhecem os outros, logicamente se neste “mundo” você for uma pessoa que pouco produz e não apresenta idéias inovadoras infelizmente ficará na fila dos desempregados, ou depois de ter um bom dedo para te apontar pode ser que leve um “pé no traseiro”.

Fontes: coluna Mônica Bergamo, Folha de quarta-feira (2).
Coluna Outro Canal de Daniel Castro, Folha de quarta-feira (2).

3 comentários:

Anônimo disse...

Aqui Agora (Argh) - um programa de péssimo gosto, que até fazia sentido na época podre da mídia Brasileira ( Aqui Agora, Cidade Alerta, Notícias Populares, etc.) - Esse tipo de programa só existe, por causa da população que adora polêmica, cenas fortes e exposição total das vítimas. Apesar deste sensacionalismo ter pedido um pouco do espaço, a TV aberta continuou com a programação baseada no lixo.

A Record copiou a Globo e conseguiu sucesso, principalmente em programas com melhor teor jornalístico e reportagens construtivas, como o Domingo Espetacular. Não tem como negar a melhora neste quesito, mas a única coisa que vou contra na emissora é a gestão da Igreja Universal, que oferece conteúdo em seus jornais, mas explora da ignorância popular em seus cultos gigantescos e promove reportagens especiais sobre obra e vida de Edir Macedo, um dos maiores ladrões deste país.

Só para constar... não acredito que a globo seja santinha não, muito pelo contrário, mas soube como construir um império, oferecendo programas medíocres aos pobres e excelentes canais aos que podem pagar pela TV a cabo.

Hugo Nogueira Luz disse...

Caro amigo Marcos, concordo em muitos pontos com você. De maneira mais simplista, penso que o Silvio Santos cuida do SBT como se cuidasse de sua casa, e acho que isso não vai mudar enquanto ele der as cartas por lá.
Mas somente a título de contribuição, creio ter visto em um jornal de grande circulação que um apresentador do Aqui Agora, que não sei se é a quem você se referia, dizendo que não sabia o que tinha acontecido com ele, foi afastado por agredir um colega de trabalho.
Parabéns e um grande abraço

Anônimo disse...

Bem Hugo, em relação ao seu comentário, eu realmente não tinha visto esta informação, mas se puder me passar qual foi o veículo ficarei satisfeito, porque é preciso saber de tudo que acontece né, abraços.