por Fábio Santos
Se eu perguntar qual foi o ponto alto da programação televisiva nesta terça-feira, 25, a audiência e a maioria das pessoas me dirão que foi o final do Big Brother Brasil 8. Mas como jornalista, gostaria de mostrar um outro momento, veiculado pela própria Rede Globo, nesta terça.
Com a atual crise de saúde pública instalada em decorrência da epidemia de dengue no Rio de Janeiro, a emissora carioca começou a mostrar que a mídia pode e deve ajudar neste problema. Durante o Jornal Nacional foram exibidas reportagens que mostraram a história de algumas vítimas fatais da doença, tentando sensibilizar os telespectadores.
Todos sabemos que a Rede Globo possui grande poder sobre a opinião pública e agora está utilizando este poder para levantar a bandeira do combate à dengue.
Cabe observar que no ano de 2007 o Estado do Mato Grosso passou por crise parecida e a grande mídia não deu tanta ênfase quanto agora. Concordo que a epidemia de 2008 é mais grave, mas acredito que o fato de estar ocorrendo no “quintal” da emissora, contribuiu para esta mobilização.
A Rede Globo está certa e é o dever dela realizar este serviço de utilidade pública, mas o que gostaria de discutir é o fato de sermos tão dependentes deste poder de opinião da empresa. Após a primeira reportagem do Jornal Nacional o Governo já instaurou um gabinete de crise e disponibilizou tendas para a hidratação dos pacientes. Qual seria a atitude se a imprensa não estampasse a crise de saúde no horário nobre?
A mídia é importante sim, mas os Governos precisam administrar as questões de interesse público e a população deve agir com consciência, sem a necessidade de campanhas e fiscalizações.
A dengue é uma realidade e a cada ano mata mais pessoas. Quando será que vamos aprender a cuidar de nós mesmos?!
Acredito que o Governo do Rio tenha culpa pela má qualidade no serviço de saúde pública, mas tenho certeza de que a população foi omissa e contribuiu para que, mais uma vez, pessoas fossem derrotadas por um simples e frágil mosquito.
26.3.08
O poder da mídia contra o mosquito
Postado por Ton! às 18:30
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Podemos matá-lo com um chinelo.
Pois é minha gente, um mosquito tão sensível está causando pânico no país, o fato tem deixado muitas pessoas de orelha em pé, felizmente em Pindamonhangaba existe uma forte campanha e até o momento não foi registrado nenhum caso desta catástrofe, afinal é catastrófico ver pessoas morrendo por causa de um mosquito em pleno século XXI com tantas tecnologias.
Postar um comentário