22.4.08

No hospital também se ensina

por Marcos Cuba

Devido à uma parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e Saúde, alunos da rede estadual de ensino terão aulas mesmo em uma cama de hospital. Trata-se do projeto Classes Hospitalares, que já está em funcionamento. Este ano o número de atendimento será ampliado, com a finalidade de quejovens em tratamento tenham a oportunidade de estudar.

O projeto abrange apenas quatro hospitais da capital, com uma média de atendimento de 1,5 mil estudantes entre 6 e 17 anos. Ao todo, são 21 professores capacitados para lecionar às crianças que lutam contra doençar como o câncer, anemia, renais, hepáticas, respiratórias, psiquiátricas, infecto-contagiosas, cardíacas e traumáticas.

O foco do projeto é fazer com que estes alunos não percam o vínculo com o ensino e prepara-los para a reintegração no ambiente escolar. A secretária do Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, afirma que este é um trabalho importante, de continuidade à educação e de melhoria à saúde.

O interessante seria se este projeto ganhasse afluentes no interior, afinal aqui também têm muitos alunos que acabam se acidentando e ficando internados, alguns ficam impossibilitados de freqüentar a escola, assim como na capital. É louvável a iniciativa, já que a educação de nosso país está cada vez mais capenga.

1 comentários:

Anônimo disse...

Otima iniciativa!
Tomara q a proposta se extenda as cidades do interior.