Domingo (23) é páscoa. Esta é uma data de grande importância para o calendário cristão, porém a sociedade moderna tornou este momento numa oportunidade mercantilista. Parece que todo o sentido pascal, hoje em dia, é apenas o dia para comer ovos de chocolate. As crianças ficam com os olhos brilhando, mas muitas nem sabem o porquê estão ganhando os ovos que lambuzam seus lábios.
Em tempos remotos, o chocolate tinha um certo valor sagrado e era oferecido aos deuses, acreditava-se que ele era revigorante e somente as pessoas que eram “elevadas” o comiam.
A internet está ao alcance de muitas crianças atualmente, mas será que elas pesquisam, por si mesmas, qual o significado e as simbologias da páscoa ou usam a internet para ver os ovos gigantes que o mercado está lançando e que vão pedir para os pais?
Tive a oportunidade de conversar com algumas crianças de
Ainda bem que em Pindamonhangaba, e acredito que em outros lugares também, há escolas que além de fazerem a brincadeira da caça aos ovos, informa aos estudantes o que é a Páscoa e quais são seus símbolos.
Por curiosidade, uma professora do ensino infantil contou-me que o coelho existe como símbolo da data porque é um animal que reproduz rapidamente, e a ressurreição representa vida nova, ou seja, como eles sempre procriam, sempre há vida nova. Está aí a relação coelho e páscoa, e os ovos é pelo mesmo sentido de representar a vida, mas não os de chocolate.
E para você, o que é a páscoa? Afinal, domingo (23) é o dia da ressurreição em 2008. É importante lembrar isto, pois as datas mudam ano a ano, e tudo foi calculado pelo calendário cristão. Qual o sentido e as simbologias desta data para você?
2 comentários:
Infelizmente, nos dias atuais, todas as grandes datas cristãs - entre tantas outras não religiosas - se transformaram em meros dias de comércio. Nos vemos obrigamos a consumir, consumir e consumir. Páscoa? É apenas um dia de comprar ovos de chocolate, muitos pensarão.
É preciso de uma reviravolta "não mercadológico" nisso tudo.
Realmente, meu caro Marcos...
Só que infelizmente não são só as datas cristãs que nos remetem ao consumismo exacerbado a que somos submetidos dia a dis na mídia. Hoje há comemoração para tudo, o que só existe por razões comerciais.
Quanto aos valores, infelizmente a cultura os ensina de forma deturpada. Não são, novamente, só os valores religiosos que nos induzem ao consumismo, vale lembrar que a mídia faz isso descaradamente.
Dia desses, assistindo a um reclame comercial da nossa amiga Coca-Cola no qual um cidadão tomava a referida bebida enquanto realizava uma série de boas ações. O comercial não tinha nenhuma comunicação textual, mas a mensagem era clara: "Beba Coca-Cola e salve o mundo!".
Novamente, esta semana, um outro comercial da mesma marca me surpreende com uma outra mensagem não dita: "Não importa se seu mundo pode acabar, o importante é que você beba Coca-Cola".
Poderíamos pelo menos pensar um pouco a respeito...
Gleyson
Postar um comentário