18.3.08

Quanto custa, Dr. Espertalhão?

por Marcos Cuba

É certo que, com a evolução da internet e as ferramentas que ela nos disponibiliza, muitas pessoas estejam fazendo um curso superior à distância. Isto é uma realidade brasileira, mas já ouviram falar em comprar diploma pela internet?

Parece estranha essa informação, mas é fato. Para acabar com esta “palhaçada”, a Polícia Federal fez a operação ‘Cola’ nesta sexta-feira (14), e prendeu um suspeito de liderar o esquema da venda de diplomas universitários via web. Ele é Thiago Francisco Vieira Pereira, tem 21 anos e cobrava em média R$ 1.800 pelos diplomas.

O que pagamos numa faculdade é o nosso estudo. Desenvolvemos técnicas e práticas acadêmicas para sermos bons profissionais no mercado e sobreviver nesta sociedade, que alguns sociólogos a denominaram “mundo cão”. Então, o que pensar deste tipo de pessoa que produz diploma? Mas o pior ainda é quem os compra.

Um curso superior não sai por menos de R$ 20.000,00, afinal além das mensalidades, existem outros gastos universitários. Um grande exemplo é o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que deve ser desenvolvido para sim obtermos o nosso diploma verdadeiro.

A título de curiosidade, as faculdades de Cruzeiro, Guaratinguetá e Lorena não podem mais cobrar pelo diploma, pois foi aprovada em Brasília a lei que desobriga os estudantes a pagarem pelo documento que certifica o período e a qualificação que obteve.

Esse mercado de venda de diplomas é um comércio muito perigoso, afinal há casos de falsos médicos. Imaginem se pela infelicidade e acaso do destino a gente acaba sendo medicado por um falsário. Essa realidade não é tão distante de nós, há pouco tempo pudemos acompanhar o caso de uma falsa médica aqui na região.

3 comentários:

Bia disse...

A cada dia arrumam alguma coisa pra vender pela internet e tirar proveito, mesmo que seja ilegal. Mas o problema nem é sempre de quem vende, mas dos que compram. Qualquer dia até a "mãe" pela a internet vão inventar de vender.

Anônimo disse...

DiplomaS que compram pela internet...pessoas que exercem no mercado de trabalho com diplomas falsos... imaginam! comprando seu próprio desemprego para sempre ou melhor a sua própria condenação.Pois, alegria dura pouco, a mentira tem perna curta. UM DIA ACABAM DESCOBRINDO!!

Anônimo disse...

EH naums e tem mais o que inventra pra se burlar a lei hj em dia........ ainda bem que estão indo contra e desmascarando essas pessoas que tiram proveito das outras....
Adorei o blog muito interessante
continue fazendo amtérias interessantes assim...
bjus