por Ton Torres
A Veja ironiza e estampa em sua capa um possível Lula eterno, infinito, vitalício. O vice-presidente, José Alencar, diz que quem irá pedir o terceiro mandato de Lula não será o PT, mas sim o clamor popular. Lula é o super-herói da popularidade, é o Batman dos índices eleitorais. Lula é igual ao Batman em tudo: só faz manobras no escuro e vive com uma máscara, para que ninguém saiba seu verdadeiro lado.
O PT perdeu, um a um, todos os sucessores de Lula. Não há mais presidenciáveis no partido da ética, não há mais substitutos para o presidente do Bolsa-família, para o presidente do “nunca antes nesse país”. Lula I acabou no mensalão. Lula II vai acabar nos cartões corporativos e no escândalo do dossiegate. Vamos torcer para que a enorme classe dominante do país, retrata brilhantemente por Reinando Azevedo como a “burguesia do capital alheio” não nos imponha um Lula III e um Lula IV.
Terceiro mandato é crime. Burlar a constituição e criar manobras para uma nova presidência é voltar aos tempos de ditadura. Mais um mandato de Lula é agravar a doença em que o país está afundado. Lula não é Chávez. Lula não é Fidel. O Brasil não é a Venezuela. O Brasil não é Cuba.
Lula sempre que questionado sobre o assunto infla o peito e afirma que não há assunto de terceiro mandato. O presidente diz também que irá romper com o PT caso insistam em uma nova presidência. Lula mentiu. Lula mentiu de novo. Lula não passa de um mentiroso barato.
Na marcha dos prefeitos, evento que contou pela primeira vez com o apoio direto de um presidente da República, os prefeitos petistas clamaram por um terceiro mandato. A resposta veio rápida, a Executiva Nacional do PT proibiu que filiados do partido façam manifestações com esse propósito. Em uma declaração de 13 linhas, a cúpula petista se diz contrária a mudanças nas regras do jogo. Afirma que acredita ser errado beneficiar um governante com “manobras antidemocráticas”, um referência ao segundo mandado de Fernando Henrique Cardoso.
Então por que se fala tanto em terceiro mandato? Lula tem apoio de 60% dos brasileiros. Lula facilmente transmitiria esse apoio ao seu sucessor. Acontece que Lula está sozinho. Todos os homens fortes do PT caíram com escândalos de corrupção. Salvo um integrante petista, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Dilma vinha sido apresentada como a “mãe do PAC”, a mulher que permitiu todo o funcionamento da maior esperança petista. Em um cochilo da base aliada, a oposição convocou a ministra para dar explicações sobre o PAC. Como todos sabem, o PAC não funciona, não funcionou nunca. A oposição encontrou aí um grande ponto para atazanar a vida dos petistas.
Acontece que a ministra Dilma também foi convocada para esclarecer o caso do dossiê envolvendo dados sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique. Os dados nem são grande coisa, mas o ato de vazamento de informações é crime. Lula se posicionou a frente para defender Dilma, dizendo que as informações pertencem a um banco de dados do governo. A linguagem não é apropriada para um banco de dados oficial. Dilma pode cair. Dilma pode ser mais um integrante petista morto. Lula não pode mais apostar em Dilma. Lula vai apostar em quem? Os petistas apostam em Lula. O PT tem medo de Lula. Agora, só o PT pode destruir o PT.
2 comentários:
Ainda acho que a briga política PT x PSDB se parece com uma rixa de fanáticos Palmeirenses x Corinthianos. Na política, e no futebol, os adversários nunca levantam a taça juntos, e os adversários ñ sabem perder quietos. O juiz das partidas (e dos partidos)?: A imprensa - tb formada por palmeirenses e corinthianos... E o povo? Diferentemente do que acontece no futebol, na política a amioria ñ veste a camisa e nem possui torcida organizada. Vai dependendo de qm está ganhando o jogo em andamento.
Interessi-me por seu comentário sobre a intenção de Lula de se perpetuar no poder, por mais que ele diga que não é candidato. Mas sua amostra do blog possui um trecho que pode se tornar um valioso bordão: "só posso dizer uma coisa: isso não tá certo!" Aí vão sugestões para usá-lo:
.Acordo entre governistas e oposicionistas para neutralizar CPI: isso não tá certo!
.Invasão de fazendas, prédios públicos, bloqueio de estrada de ferro Carajás e Via Dutra: isso não tá certo!
.Entregar Ministério a quem participou do assalto a 2,6 milhões de dólares do Adhemar: isso não tá certo!
.Invadiram e depredaram Câmara dos Deputados e ninguém foi processado e preso. Isso não tá certo!
.Motoqueiros paulistanos praticando uma série infindável de transgressões a regras de trânsito enquanto berram impropérios e palavrões aos motoristas: isso não tá certo!!
.Criar reserva indígena de 1,7 milhão de hectares infringindo a fronteira Norte do País: isso não tá certo!
Postar um comentário